top of page

RECOMEÇAR


A mudança de uma vida requer coragem.

De mala na mão, com filhos ao colo e pelo chão, lá se vai uma senhora estrada a fora, sem saber onde chegar, pois o destino é incerto, devendo tomar algumas decisões, sem mesmo saber qual resultado vai obter.

Prestes a sofrer fome devido à escassez pós guerra, necessário correr atras de algum recurso, mesmo sendo mulher e cheia de filhos, pois necessário avançar e não se entregar.

Pegar a estrada do trem, mesmo sendo a pé, fazendo calos nos pés, era o único caminho recomendado a uma mãe cheia de filhos, sem alguém para protege-los, pois se ficasse, de fome iriam morrer.

No caminho, as brincadeiras faziam a fome disfarçar e quando achavam os frutos silvestres, davam graças a Deus pela refeição encontrada como uma dádiva dos céus, pois dessa maneira mais forças teriam para caminhar.

No final da tarde, procuravam algum abrigo, escondidos de bandidos e bichos, pois a noite era bem escura, tendo apenas o brilho da lua, quando não existia a chuva.

No outro dia, retomavam a caminhada, sem esmorecer da dura jornada, pois havia esperança naqueles corações em encontrar amparo em alguma província, mesmo que a distância fosse grande.

Em um dia daquelas andanças, encontraram um rio, o que correram ao seu encontro, como se tivessem encontrado o mais puro ouro, pois saciar a sede era algo prioritário, depois de muito caminharem.

Ali chegando, pularam e se refrescaram nas águas mansas e limpas, permitindo que descansassem da longa jornada de mais um dia.

A mãe observava o percurso do rio, indicando que poderia ter alguma aldeia por perto, pois sempre existiam moradores que utilizam das águas para abastecerem suas plantações e as necessidades diárias.

Ela resolveu então mudar seu trajeto, saindo dos trilhos do trem, passando a caminhar a beira do rio.

Caminharam por mais algum tempo, se alimentando com o que encontravam pelo caminho. Com muita cautela, essa mãe e seus filhos seguiam, escondendo-se dos perigos do caminho, até que avistaram um catavento rodando, indicando que ali existia alguma moradia.

Foram se aproximando e perceberam que era uma antiga casa que estava em ruinas, pois as marcas da guerra ali existiam, indicando bombas que explodiram, matando todos, sem deixar vestígios.

A mãe e o filho mais velho, começaram a limpar o pouco que sobrou daquele lugar.

Com muita dedicação, juntaram tudo que encontraram nos escombros, levando tudo para o celeiro, a única construção que sobrou, diante de tanta destruição.

Havia grãos de milho espalhados pelo chão, o que deu para encher vários barris e fazer um bom cozido, improvisando um fogão com algumas lenhas que havia por ali.

Aos poucos, essa mulher e seu filho refizeram o lugar, recriando vários móveis com o que encontravam nos escombros, permitindo assim que do velho celeiro, uma nova casa ressurgisse.

Algum tempo depois, outras pessoas surgiram, vindas do mesmo destino que essa jovem mãe, na esperança de encontrar alguém para a ajuda obter.

A mulher repartiu o que tinha, permitindo que todos construíssem abrigos ao redor do velho celeiro, o que mais tarde se transformou em uma aldeia, tendo essa senhora como a responsável por todo o local.

Ali plantaram vários alimentos, principalmente milho, pois era o que mais sementes encontraram, se transformando na aldeia mais reprodutora desse alimento, vendendo seu milho e obtendo lucros generosos.

Tal senhora foi considerada uma das maiores produtoras de milho, pós guerra, ganhando lucros, aumentando seu capital e reconstruindo cidades destruídas, com muita dedicação e sabedoria.

É dessa forma que tudo renasce, tendo sempre a cooperação de uma estrela que surge, carregando apenas a esperança e confiança em Deus, que jamais desampara um filho seu, ainda mais uma mulher dedicada, carregando todos seus filhos e apenas uma mala, seguindo seu caminho pelos trilhos do trem.


 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Centro Espirita Educandário da Luz e Saúde

LOCALIZAÇÃO

(11 ) 97395-4828  4656-6332

 Estrada do Santíssimo 1980

educandariodaluzesaude@gmail.com

CONECTE-SE
  • Flickr ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube

© 2023 por Centro espírita Educandário da Luz e Saúde.

bottom of page